S A R A S O T A
9 de outubro de 2022Stephanie Silva
26 de fevereiro de 2024COLUNISTA | Thais Cerqueira
U
ma das atrações imperdíveis de
Sarasota, essa cidade linda onde decidimos morar, é o complexo do museu Ringling. A famosa propriedade pertenceu a John e Mable Ringling, casal milionário da época áurea do circo nos EUA, e foi deixada em testamento para o Estado da Flórida, que o mantém como
principal ponto turístico da região.
Eu mesma já fui cinco vezes, desde que chegamos aqui em 2021. O local conta com três atrações principais: a mansão dos Ringling, o museu de arte que representa o amor dos proprietários por diferentes obras artísticas e um museu do circo, que mergulha o visitante no mundo fantástico e excêntrico de quem trabalhava com o entretenimento na estrada
Os jardins históricos distribuidos pelos 66 acres também merecem atenção. Tem até uma play area para as crianças com balanços e escorregas. É difícil visitar tudo no mesmo dia. Às segundas-feiras a entrada é gratuita para a área externa e as galerias de arte, então, aproveite!
John e Mable Ringling se apaixonaram por Sarasota e começaram a construir uma mansão à beira mar, de 36 mil pés quadrados, em 1924. Dois anos depois, a obra, projetada pelo famoso arquiteto nova-iorquino Dwight James Baum, foi concluída e o local batizado de Ca’ d’Zan, “Casa de John”, no dialeto Veneziano. Cinco andares, 41 quartos e 15 banheiros. Inspirado em estilo gó- tico veneziano dos palazzos quecircundam os canais de Veneza, o palácio captura perfeitamente o esplendor e o romance da Itália que os Ringlings tanto admiravam. O tour completo, guiado, pela casa dura 1 hora e custa 60 dólares.Não que isso seja uma coisa boa. Pelo contrário. Odeio uma “gambiarra”. Mas sinto falta do nosso “jogo de cintura”. Por outro lado, os estadunidenses são claros e diretos. Sem burocracia. Os órgãos públicos funcionam. Cada um cumpre seu papel dentro da sociedade, como foram ensinados, desde pequenos, nas escolas. As leis existem para serem cumpridas. Não há impunidade.
Outra característica dos americanos é que eles possuem um enorme senso de comunidade. A cultura do voluntariado é alimentada desde cedo no ambiente escolar. Os maiores ajudam os menores. Os pais participam ativamente dos eventos, promovem atividades de integração e arrecadação de fundos.
Ainda durante a obra de Ca’d’zan John Rigngling decidiu construir também um museu de arte. O miionário contratou o arquiteto John H. Phillips para realizar o sonho de abrigar sua crescente coleção. O local, em forma de U, rosa, em estilo renascentista, com 21 galerias, é cheio de pinturas européias, asiáticas e objetos antigos. Do lado de fora, o pátio central apresenta impressionantes réplicas de famosas esculturas renascentistas e barrocas, entre elas, o David, de Michelangelo, do Palazzo Vecchio, em Florença. Em seu testamento John Ringling confirmou sua vontade de transformar a cidade de Sarasota em um centro cultural e educacional. Hoje, o local também recebe inúmeras exposições itinerantes de arte moderna e contemporânea.Outra característica dos americanos é que eles possuem um enorme senso de comunidade. A cultura do voluntariado é alimentada desde cedo no ambiente escolar. Os maiores ajudam os menores. Os pais participam ativamente dos eventos, promovem atividades de integração e arrecadação de fundos.
Fundado em 1948 o museu do circo foi o primeiro a documentar a rica história desse entretenimento popular nos Estados Unidos. No prédio de 2 andares o visitante pode ver o famoso vagão onde os Ringlings viajavam pelo país em busca de apresentações, roupas e adereços dos performistas, pôsteres e recortes de jornais originais dos séculos 19 e 20 e até o canhão usado para atirar artistas destemidos. Minha filha adorou a galeria interativa chamada “Tibbals Learning Center” onde pudemos experimentar atividades como andar no arame e se espremer em um carro de palhaço. A principal atração, no entanto, acho que fica por conta da maior maquete de circo do mundo com 44 mil peças! Incrível ver aestrutura móvel gigantesca de 152 vagões que carregavam centenas de famílias e animais ao redor do país.
Thais Cerqueira
@thaemfamilia