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25 de novembro de 2019Pelo Mundo
26 de novembro de 2019Malu Albertotti é fundadora do Instituto do Luxo, empresa de consultoria e treinamento para mercado de luxo sediada em São Paulo capital. Especializada em Negócios de Luxo pela ESSEC Business School em Paris, em Hotelaria de Luxo pela École Hôtelière de Lausanne na Suíça, possui um profundo conhecimento sobre estratégias e práticas do Mercado de Luxo e mais de 15 anos de carreira executiva em empresas multinacionais.
O Mercado de Luxo, não diferente dos outros segmentos, vem sofrendo uma grande pressão por parte dos consumidores por ações de inovação que envolvam, inclusive, a criação e o design de novos produtos. O que tem de peculiar quando falamos de mercado de luxo, é o desafio de desenvolver designs contemporâneos e atraentes, que conversem com a nova geração e, ao mesmo tempo, transmitam o DNA centenário que carrega toda história da marca.
Nesse contexto, um dos grandes desafios da indústria do luxo é acertar a mão entre inovação e continuidade de décadas de tradição. Os produtos precisam ter uma conexão atual, contemporânea, mas, ao mesmo tempo, não podem se desconectar da história e do DNA da marca. Os consumidores procuram algo diferente e inovador, mas não abrem mão de que o produto carregue a identidade consistente e icônica reconhecível daquela marca.
O setor de design de interiores de luxo e de artigos para casa tem sido uma das categorias de interesse de grandes marcas. A marca de moda italiana Gucci, por exemplo, trouxe a sua estética para as casas dos consumidores com o lançamento de uma linha de móveis e decoração. Em 2017, o diretor criativo Alessandro Michele imprimiu a sua personalidade também em itens de decoração de interiores, complementando as ofertas de estilo de vida da Gucci.
O setor de design de interiores de luxo e de artigos para casa tem sido uma das categorias de interesse de grandes marcas. A marca de moda italiana Gucci, por exemplo, trouxe a sua estética para as casas dos consumidores com o lançamento de uma linha de móveis e decoração. Em 2017, o diretor criativo Alessandro Michele imprimiu a sua personalidade também em itens de decoração de interiores, complementando as ofertas de estilo de vida da Gucci.
A francesa Christian Dior criou uma colecção de peças de decoração assinada por artistas como Peter Marino e Hubert Le Gall. Além de transmitir a paixão do seu fundador pela decoração, inovou e envolveu o consumidor em novas experiência de consumo com a marca.
A Moschino trabalhou em parceria com a Gufram para traduzir os seus icônicos símbolos e designs de moda em em objetos de decoração como um sofá em forma dos famosos lábios vermelhos exibidos pela marca, e até uma estante de livros inspirada na emblemática bolsa de jaqueta de motoqueiro da marca.
Com estratégias como essas, as marcas de luxo buscam expandir-se além de suas ofertas de produtos originais para crescer em novos mercados e atrair, tanto afluentes mais jovens, como consumidores mais tradicionais, apresentando produtos inovadores que ampliem o estilo e vida com a marca. Para muitas marcas de luxo, seus produtos não são apenas produtos de design, mas obras de arte em si, muitas vezes podendo ser apreciados como objetos estéticos e não apenas como bem de consumo.
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