Jardins Dinâmicos Conheça o Paisagista Pedro Rabelais
9 de junho de 2024Romantismo e Rusticidade do Provençal em Itaipava
16 de junho de 2024A Paixão Que Constrói Refúgios
Luíza Dutra Alves e a Magia da Arquitetura Equestre
Texto | Mario Piermattei - Fotos | Leandro Braz
L
uíza Dutra Alves é um nome que vem ganhando destaque no mundo
da arquitetura e design, com uma trajetória que mescla formação sólida e olhar inovador.
Formada em Arquitetura e Urbanismo há quatro anos, pós-graduação em Design de Interiores, Decoração e Ambientação pela PUC RS. Em 2022, durante a pandemia, Luíza percebeu que muitos projetos de interiores estavam se tornando repetitivos.
Foi então que em uma conversa com um amigo da família, interessado em construir um haras, uma semente foi plantada e mudou o rumo de sua carreira.
Inspirada pela sugestão do amigo, Luíza mergulhou no estudo da arquitetura equestre e descobriu uma paixão
pela área.
“Fui pesquisar mais sobre o assunto e acabei me apaixonando. Estaria fazendo algo diferente e meus olhos começaram a brilhar novamente”, relembra.
Após especialização através de cursos e uma imersão prática, incluindo visitas a haras e hospitais veterinários, Luíza se dedicou a entender profundamente a rotina dos cavalos e a necessidade das edificações específicas para eles.
Luíza resume a arquitetura equestre como uma forma de cuidar e de manter os cavalos seguros e saudáveis, juntamente com outros profissionais, inclusive veterinários.
A arquitetura equestre busca proporcionar o bem-estar dos cavalos, priorizando sua saúde física e mental, além da segurança desses animais, considerando as características naturais do terreno, como relevo, incidência de luz solar e circulação de ar, a fim de assegurar um ambiente adequado tanto
para os animais quanto para os cuidadores.
Luíza acredita que seu escritório consegue “dar voz aos cavalos”, compreendendo suas necessidades e transformando-as em projetos arquitetônicos.
“Me coloco no lugar dos cavalos e sei o que é necessário para o manejo deles, proporcionando um espaço melhor para se viver”, afirma.
Combinando sensibilidade e técnica, seus projetos buscam aprimorar o desempenho dos cavalos em competições, reduzir riscos de acidentes e lesões, facilitar as operações diárias e promover o comportamento natural dos animais, reduzindo o estresse e preservando a saúde.
Ao projetar um espaço, Luíza não se baseia apenas na técnica, mas também considera o cuidado e sensibilidade, trazendo exclusividade e unicidade a todos os seus projetos.