A confiança e o profissionalismo da Lumera Iluminação
22 de novembro de 2019O clima tropical atlântico, suas belas montanhas e águas claras, fazem jus ao epíteto de Cidade Maravilhosa. Berço de ícones como Oscar Niemeyer e Tom Jobim, parte dessa gigantesca cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade em 2012, e no último 18 de janeiro, eleita pela Unesco, a primeira Capital Mundial da Arquitetura. Esses títulos falam muito de sua história: belezas naturais, obras arquitetônicas luxuosas, carregadas de cultura do povo que ali se formou, e das matrizes que revelam conexões intensas entre seus habitantes e visitantes. É um dos principais centros econômicos do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado que recebeu a estátua do Cristo Redentor em 1931, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e tantas outras; o estádio do Maracanã, o bairro boêmio da Lapa e seus arcos; os elementos clássicos e barrocos que se completam no Theatro Municipal; as florestas da Tijuca e Pedra Branca; a Biblioteca Nacional; o carnaval carioca; a bossa nova e o samba. A cidade do Rio também é arte, trabalho e música, e está pronta para o futuro.
Especialmente por isto, nesta edição especial da Rio Arquitetura & Design, entrevistamos Paulo Mancio - SVP Design, Technical & Construction da Accor para a América do Sul, que contribui para a história do Brasil e a vida das pessoas, construindo importantes conexões, inspirando-se na cidade do Rio de Janeiro.
O que mais lhe encanta no Rio?
Paulo Mancio: O Rio de Janeiro oferece uma vida pujante. Suas belezas naturais inconfundíveis e a possibilidade de novas formas de conexão entre as pessoas, por diversos facilitadores que ali existem, transformando a maneira de relacionarem-se e conviverem, reveladas, especialmente, através de points como o belíssimo Parque Lage, o Jardim Botânico, a Lagoa de Freitas, o clássico musical Garota de Ipanema, e os poemas de Vinicius de Moraes.
Sua ótica: O fato da cidade do Rio de Janeiro ser eleita pela Unesco em 2019 como primeira Capital Mundial da Arquitetura: os elementos e acervo que ajudam a contar a história dos 454 anos da cidade.
Paulo Mancio: Fantástico este novo título carioca! Além da arquitetura bastante característica - patrimônio da humanidade, o Rio tem um fator geográfico espetacular: a sua exposição da costa oceânica maravilhosa. Isto é especial e inspirador, nos aproxima de nossa essência, evoca situações da natureza e de democracia, afinal de contas, não custa nada ir à praia. Sempre achei interessante essa teoria de que o Rio é intelectual e democrático e, neste contexto, promover dentro dos ambientes que projetamos, uma praça de encontros onde as pessoas sintam-se excepcionalmente bem!
Por que o Rio de Janeiro te inspira?
Cite alguns projetos.
Paulo Mancio: Me inspira no grande aspecto arquitetônico, mas também, porque há uma conjunção histórica cultural muito forte. O Rio de Janeiro foi capital do Brasil, importantíssima, e sua narrativa se funde amplamente com a história do nosso País e seus personagens: o governo de Juscelino Kubitschek, a vida de Getúlio Vargas, (recentemente transformada em obra literária e audiovisual), Assis Chateaubriand, em fases que foram vividas pelos palácios e becos do Rio e, claro, as obras e as experiências reais de Niemeyer, considerado até os dias de hoje o arquiteto do século do Rio. Esta cidade traz à tona minhas raízes e amor por projetar e construir, com o olhar voltado a humanidade, onde minha ferramenta é a arquitetura. O momento é de superação, em todos os sentidos. Sobre os projetos, um deles é muito marcante: a criação do novo conceito IBIS. É a primeira vez que a Accor cria um conceito mundial do IBIS fora da França. Desenvolvido pelo escritório brasileiro FGMF Arquitetos, que realiza obras no Rio de Janeiro, em São Paulo e em diversos outros lugares. Nessa parceria, a inspiração veio do encontro de vidas, tribos, núcleos iguais e excêntricos que o Rio proporciona. Este conceito torna nossos hotéis muito mais flexíveis, inteligentes e receptivos, sem delimitar padrões, envolvendo ambientes como restaurante, bar, lobby e recepção, todos conectados, promovendo as melhores experiências aos clientes. Temos, agora, a inauguração de um projeto que ficou tão bom, que a Accor global já está utilizando em Portugal. Há também, um estudo para aplicá-lo em Moscou, na Rússia. Um outro projeto interessantíssimo é o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, que inaugura no segundo semestre de 2019 um empreendimento icônico da Accor, da conjunção do proprietário AccorInvest, e da operadora Accor, da qual faço parte. Inspiração que nós tivemos junto da arquiteta brasileira Patrícia Anastassiadis, trazendo o calçadão de Copacabana para dentro do hotel. Ele é lindíssimo, luxuoso e muito sofisticado, anexado à paisagem, ponto forte característico do Rio, e dessa sua democracia.
Quais os novos caminhos
para a arquitetura?
Paulo Mancio: Existem dois grandes caminhos para se trilhar no futuro da arquitetura: o caminho da inteligência artificial, que vai dispor à sociedade incontáveis soluções para suas demandas, inclusive as de hospitality, gastronomia, dentre outras. O segundo, e grande caminho do qual eu sou especialmente partidário, é o da customização em prol da humanidade, no que tange às nuances que só as emoções podem produzir. Esse expoente da arquitetura é o que eu chamo de convergente, que se dá, especificamente para aquela pessoa, para aquele público, com características que só nós seres humanos sabemos combinar. A cada dia, a arquitetura voltada à humanidade se tornará mais acessível. É, e sempre será inspirada em grandes talentos do nosso setor, nas emoções dos nossos clientes, na cultura das pessoas, na música, gastronomia, no clima onde ela está sendo implantada e no sentido da vida.
Conte-nos como você vê a hotelaria do futuro, no que tangem as soluções e apontamentos.
Paulo Mancio: Seguramente a arquitetura hoteleira está ligada a um plural ilimitado e customizado, que gera conexões com os hóspedes e sobretudo com todas as pessoas que utilizam os ambientes, inclusive os coletivos. Além da fluidez entre os ambientes, os usuários têm mais facilidade em interagir e sentem-se cada vez mais em casa. Esses vetores são geniais, nada fáceis de se atingir e, com certeza, os mais importantes de todo o futuro da arquitetura.
Fale sobre lecionar, ser um professor da área, sobre compartilhar o dia a dia.
Paulo Mancio: Sou um apaixonado por lecionar! Certa vez, no começo da minha carreira, logo que retornei ao Brasil, um amigo me explicou que: “a melhor maneira de ter sucesso é desejar sucesso às pessoas. A melhor maneira de receber é entregar, e a melhor maneira de compartilharem contigo, é você inicialmente compartilhar”. Pode parecer básico, mas essa é uma das leis da vida, e que quando de fato se consegue internalizar isso, é espetacular! E para mim, lecionar promove exatamente esse exercício. Atualmente, sou professor em duas universidades, mas já ministrei aulas em outros lugares como Milão, na Europa, São Paulo e em diversos lugares dos EUA, relacionados a arquitetura, projetos hoteleiros e inovação. Ensinar é extremamente inspirador. “DESIGN4EXPERIENCE”, isso é muito forte. O fato de dividir, retorna em dobro. Normalmente, eu saio das aulas ainda mais forte em minhas atitudes, em querer o melhor das pessoas: ao mesmo tempo que compartilho as ideias, projetos, opiniões e ensinamentos, as recebo, reflito e evoluo.
Com talento avassalador
Q uem cruzou as águas cariocas para concretizar uma das mais belas capas da Revista Rio Arquitetura e Design, criando o cenário e projetando todo o mobiliário do ambiente no Parque Lage, foi a arquiteta Laís Piazza. As imagens, especialmente fotografadas ganharam vida com a habilidade e lentes de Ricardo Pereira, com a produção de making off minuciosa de Charles Duartte. Enobreceram o ambiente criado especialmente para esta edição, a Cerâmica Luiz Salvador - Lojas Rio de Janeiro (Shopping da Gávea e Rio Design Barra), com as louças, bolsa, bandeja, e lanterna para piscina. Em destaque a Chaise Iria, produzida pela tradicional fabricante de móveis para área externa Florença Fibras. Com o dom da sustentabilidade, Darine Zambandzala, da Atelier Entre Linhas construiu a luminária, que trouxe muito charme à produção. Destaque para a mesa Trio Líria, da qual sua estrutura metálica foi fabricada pela empresa Alffer Estruturas Metálicas, e a de madeira desenvolvida pela Marcenaria Design, com aplicação do tampo em material Dekton, da Granihouse Mármore e Granitos, que além de amplo conhecimento sobre as aplicações luxuosas de rochas para o mundo décor, desenvolve um belíssimo trabalho social e sustentável, que vem estendendo-se, gerando conhecimento e renda para a sociedade em que atua.
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