Jacks Prujansky nas montanhas da Carolina do Norte
14 de setembro de 2020CAFÉS, LIVROS E VINHOS POR LEONARDO MEIRELES
19 de janeiro de 2021U m pouco antes de me formar, depois de ter
estagiado a faculdade inteira em escritórios
tradicionais de arquitetura, fui convidado
para trabalhar em um escritório que fazia algo que
para mim era completamente fora do meu mundo.
Eles trabalhavam com projetos para estandes em
grandes feiras de eventos e foi assim que eu tive o
meu primeiro contato com arquitetura cenográfica.
Na mesma hora eu fiquei louco com aquilo, pois a
velocidade do que se projetava e a execução final
tinham uma distância mínima. Desde então a vida me deu outras várias oportunidades de trabalhar nessa área e eu pude executar e gerenciar vários outros projetos dentro desse universo.
Basicamente o que quero compartilhar para somar a experiência dos leitores,
são três momentos de arquitetura cenográfica
que vivi intensamente: Feiras e eventos, Jogos
Olímpicos e TV Globo.
FEIRAS E EVENTOS
Está aí uma grande oportunidade de aprendizado para quem acaba de sair da faculdade e quer sentir um pouco esse gostinho do mundo dos cenários. No meu caso, tive que aprender a elaborar soluções com materiais totalmente não convencionais e lidar com projetos que tinham como base encantar o cliente e o público propriamente dito. As montagens são muito rápidas e os clientes são muito exigentes.
PAVILHÃO ALEMÃO NA AUTOMEC 2011
Uma das primeiras experiências que tive com um cliente Alemão. Nesse tipo de projeto, o que conta para eles é que você siga fielmente o memorial descritivo e o briefing. São extremamente organizados e exigentes. Na época chamávamos esse tipo de montagem como estande misto, devido a utilização de peças modulares em octanorm e parte em marcenaria, como as testeiras e acabamentos.ESTANDE DA UNICA
Challenge Bibendum 2009. Mais um exemplo de um pequeno estande Misto que gerenciei. O evento tinha como tema a diminuição da emissão de gases poluentes e como podem reparar, o estande era muito atrativo e totalmente direcionado para esse viés.STAND CARL ZEISS NO CONGRESSO IMC
Apesar de parecer um stand simples, deu muito trabalho, pois ele tinha um equipamento que demorava 3 dias para ser configurado. O mesmo tem po que tínhamos para montar todo o stand. O equi pamento tinha uma lente com precisão nanométrica. Tivemos que literalmente montar o Stand em volta do equipamento, enquanto ele era configurado. Além disso não podia haver vibração nenhuma, o que im pactou na forma que montamos o piso. Enfim, muito planejamento, engenharia e um sucesso de entrega.JOGOS OLÍMPICOS 2016
Foi sem sombra de dúvidas a experiência mais intensa de projetos e entregas que já vivenciei. Basicamente o escopo do trabalho da área que atuei era gerenciar a montagem das instalações temporárias que possibilitavam a realização dos jogos olímpicos. Trabalhei em 2015 e 2016 como gerente de projetos e tive o privilégio de gerenciar as montagens das
instalações de diversos esportes que foram realizados no Rio Centro.
BADMINTON, PAVILHÃO 4 RIO CENTRO
Um dos maiores desafios nesse tipo de montagem, é coordenar o cronograma físico de toda essa estrutura. Tudo
tinha a sua hora de entrar. Para que isso ocorresse sem possibilidade de falhas, foram realizados diversos estudos e reuniões
rotineiras entre todas as áreas envolvidas, COI e fornecedores.
Outra característica técnica nesse esporte é que não podia haver nenhuma ventilação por conta do peso das petecas e foi necessário desativar alguns dutos de ar e criar bloqueios com cortinas.
Outra característica técnica nesse esporte é que não podia haver nenhuma ventilação por conta do peso das petecas e foi necessário desativar alguns dutos de ar e criar bloqueios com cortinas.
LEVANTAMENTO DE PESO, PAVILHÃO 2
O desafio nessa montagem era que o palco aonde foi realizado os levantamentos tivesse a resistência adequada
para suportar o impacto devido aos pesos que eram soltos pelos atletas.
PALCO DO LEVANTAMENTO DE PESO SENDO MONTADO
Ao fundo toda a arquibancada em forma de “U”, que posteriormente foi adaptada para o levantamento de peso paralimpico.
BOXE, PAVILHÃO 06
O desafio desse esporte foi a própria construção do Pavilhão 6, realizado em tempo recorde e com toda a tecnologia anti ruído e estrutura calculada para atender todas as demandas. A arquibancada montada em forma circular, foi posteriormente adaptado para o formato de anfiteatro e ainda está montada até os dias de hoje para uso do Rio Centro.
O OLHAR DA CÂMERA
Uma das coisas mais importantes das Olimpíadas era atender as exigências técnicas do que seria transmitido pela OBS, porem, sem descumprir as necessidades dos atletas e do público.TV GLOBO
Após o término do meu contrato com o Comitê Rio2016, fui trabalhar como supervisor executivo nos estúdios Globo de televisão, aonde pude coroar toda a intensidade de vivência em cenários e adaptações feitas em uma velocidade que é uma verdadeira cachaça para quem gosta da área
CENÁRIOS MONTADOS DA NOITE PARA O DIA
Muitos não sabem, mas a grande maioria dos cenários de estúdio da TV Globo são montados da noite para o dia. Nessa foto vemos como os cenários são armazenados quando estão desmontados.CENÁRIO “CONTI”
É a nomenclatura dada a cenários que deverão ser montados exatamente iguais, todas as vezes que forem gravados. Nessa foto um exemplo de cenários da novela Novo Mundo.“MUTAÇÃO”
Palavra muito usada na Globo para quando você reutiliza um cenário ou parte de um cenário, mesclando e transformando. Nesse exemplo temos uma delegacia utilizando peças que já foram usadas como hospital em outras gravações.FÁBRICA DE CENÁRIOS
Praticamente todos os cenários de estúdio do globo são pré montados na fábrica de cenários. Com isso, qualquer ajuste ou decisões podem ser tomadas antes dos cenários subirem para serem montados nos estúdios.CIDADES CENOGRÁFICAS
Acho que todo arquiteto e urbanista deveria poder um dia visitar uma cidade dessas. Nela, conseguimos usar
técnicas de construção que precisam ser resistentes o suficiente para durar longos períodos e rápidas o suficiente de
serem executadas atendendo os prazos exigidos. Tudo isso alinhado com um orçamento enxuto.
CIDADE CENOGRÁFICA DA SÉRIE “ILHA DE FERRO”
Essa é uma réplica de uma plataforma de petróleo construída para a série. Tudo é cenográfico e pensado em
detalhes, desde as tubulações, até as sujeiras de graxa, feitas cenograficamente pela equipe de pintura de arte.
CONSTRUÇÃO DA CIDADE CENOGRÁFICA DE DEUS SALVE O REI
Esse projeto foi uma inovação para a globo, pois foi a primeira cidade totalmente coberta, com a capacidade de controlar a iluminação e com grande parte do cenário complementado por uso de tecnologia digital.NAU CENOGRÁFICA UTILIZADA NA NOVELA NOVO MUNDO
Nesse tipo de cenário nada se perde, praticamente tudo se transforma. Esse Nau posteriormente foi utilizado como cenário em diversas gravações de outros produtos da Globo.BBB É UM CAPÍTULO A PARTE NA GLOBO
Esse tipo de produto é uma mistura de tudo o que foi dito antes, pois nele tem eventos, provas, festas, entradas ao vivo, mutações, Conti, enfim, tem de tudo. Atuei no BBB17 como supervisor e como diria o gerente geral da área, o BBB é um bom teste para quem quer começar na TV Globo.
MONTAGEM DE FESTA NO BBB
O tempo médio para se montar uma festa do BBB é de duas horasFESTA COM PATROCÍNIO
Eventualmente algumas festas têm patrocínio de alguma grande marca. Essa em questão, era de uma marca
de chiclete que queria transmitir refrescancia. Por ser uma festa muito maior que o normal, demoramos quatro horas
na montagem e utilizamos muita espuma de poliestireno expandido pintado para dar a sensação de gelo